Avaliação Multidisciplinar

Na investigação das dificuldades de aprendizagem ou transtornos é fundamental e necessário uma avaliação de um Neurologista, para que seja confirmada ou descartada as hipóteses levantadas pelos terapeutas. A maior dificuldade encontrada nesse processo é a comunicação entre estes profissionais, uma vez que, na maioria das vezes, não trabalham no mesmo local. Aqui na Clínica Real Saúde você tem o atendimento de terapias alinhado e em comunicação direta com o Neurologista, facilitando assim todo o processo de investigação e intervenção. Quer saber como aproveitar os benefícios de ter no mesmo lugar uma equipe completa? Clique aqui e agende sua consulta de acolhimento, sem custo.

A Avaliação Multidisciplinar é uma investigação minuciosa e completa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais, comportamentais, sociais, de aprendizagem e linguagem do paciente, seja criança ou adolescente.

Neste processo o paciente passa por profissionais que compõe a equipe multidisciplinar da Clínica Real Saúde, e ao final do processo, realizarão uma reunião em conjunto para definir a hipótese diagnóstica, os encaminhamentos para tratamento e as melhores orientações para a família e escola.

Todos os profissionais envolvidos trocam informações considerando vários fatores do desenvolvimento da criança. Cada profissional traz em si olhares específicos que no diálogo e na interação multidisciplinar, realizam um entrelaçar dessas diferentes áreas, proporcionando uma avaliação diferenciada.

Na triagem serão identificadas as necessidades do paciente de maneira individual, ou seja, nem todos os pacientes vão passar pelos mesmos profissionais, abaixo você encontra as principais etapas incluídas na avaliação multidisciplinar.

- Exame de Audiometria Tonal e Vocal;

- Exame de Processamento Auditivo Central (PAC);

- 9 a 12 sessões, de 50min cada, com equipe multidisciplinar composta por Fonoaudióloga, Psicóloga, Psicopedagoga, Nutricionista, Psicomotricista e Terapeuta Ocupacional;

- Uma visita à escola (entrevista com coordenadores e/ou professores);

- Atendimento com o Neurologista.

Essa avaliação completa possibilita um olhar global sobre as dificuldades do paciente a fim de estabelecer um melhor plano de intervenção.

• AUDIOMETRIA: Avalia a capacidade do indivíduo para ouvir os sons.

• PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (PAC): Avalia como o cérebro processa (analisa e interpreta) as informações que o indivíduo escutou.

• AVALIAÇÃO NUTRICIONAL: Avalia a qualidade da alimentação, identificando uma possível seletividade alimentar, indicando quais alimentos podem ser consumidos e inseridos na rotina para garantir uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada.

• AVALIAÇÃO FONOAUDILÓGICA: Avalia os aspectos que abrangem todos os caminhos que lidam com a fala, a audição e a escrita.

• AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: Avalia os aspectos psicológicos e emocionais que compõem o sujeito.

• AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: Será avaliado o desenvolvimento cognitivo, sua relação com a aprendizagem, a leitura, escrita e motivação para aprender.

• AVALIAÇÃO TERAPEUTICA OCUPACIONAL: Será avaliado alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento da sua formação pessoal, familiar e social.

• VISITA A ESCOLA: Ao visitar a escola ouvimos a queixa escolar, quais dificuldades o sujeito encontra nesse ambiente, assim como outras informações.

• AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA: Consulta para avaliar os relatórios, confirmando ou descartando as hipóteses levantadas pelos terapeutas.