Avaliação Multidisciplinar

A Avaliação Multidisciplinar é uma investigação minuciosa e completa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais, comportamentais, sociais, de aprendizagem e linguagem do paciente, seja criança ou adolescente.

Neste processo o paciente passa por profissionais que compõe a equipe multidisciplinar da Clínica Real Saúde, e ao final do processo, realizarão uma reunião em conjunto para definir a hipótese diagnóstica, os encaminhamentos para tratamento e as melhores orientações para a família e escola.

Todos os profissionais envolvidos trocam informações considerando vários fatores do desenvolvimento da criança. Cada profissional traz em si olhares específicos que no diálogo e na interação multidisciplinar, realizam um entrelaçar dessas diferentes áreas, proporcionando uma avaliação diferenciada.

• AUDIOMETRIA: Avalia a capacidade do indivíduo para ouvir os sons.

• PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (PAC): Avalia como o cérebro processa (analisa e interpreta) as informações que o indivíduo escutou.

• AVALIAÇÃO NUTRICIONAL: Avalia a qualidade da alimentação, identificando uma possível seletividade alimentar, indicando quais alimentos podem ser consumidos e inseridos na rotina para garantir uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada.

• AVALIAÇÃO FONOAUDILÓGICA: Avalia os aspectos que abrangem todos os caminhos que lidam com a fala, a audição e a escrita.

• AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: Avalia os aspectos psicológicos e emocionais que compõem o sujeito.

• AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: Será avaliado o desenvolvimento cognitivo, sua relação com a aprendizagem, a leitura, escrita e motivação para aprender.

• AVALIAÇÃO TERAPEUTICA OCUPACIONAL: Será avaliado alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento da sua formação pessoal, familiar e social.

• VISITA A ESCOLA: Ao visitar a escola ouvimos a queixa escolar, quais dificuldades o sujeito encontra nesse ambiente, assim como outras informações.

• AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA: Consulta para avaliar os relatórios, confirmando ou descartando as hipóteses levantadas pelos terapeutas.